segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

7 notas reais

Um post sobre 7 dinheiros pra ver se atrai.



1 real:
Beija-flor, mais conhecido do que a própria nota. Hoje quem está mais em voga é a moeda. Bicolor. Muito usada nos jogos de caras e coroas. A nota está ameaçada de extinção. Beijou muitas flores. Voa raso e para no ar. Houve um tempo que circulavam muito. As famosas 'verdinhas'. Que bom que amadurecemos.

2 reais:

Tartaruga marinha. Um azul bem mais fraco que a de cem. Na água nada rápido. Surgiu depois. Se alimentam das de um, de duas em duas. Nunca me deram troco no 1,99. Viverão muito, Darwin que o diga.




5 reais: Garça. Ave ciconiiforme da família dos ardeídeos. Parecida com os socós, que você soca no saco. Vivem aos bandos, freqüentam rios, lagoas, praias marítimas ou manguezais de pouca salinidade (valeu wiki!). Se juntar uma garça com uma tartaruga fica um número bom.


10 reais:

Arara. Essa fala alto e voa longe. Vermelha, quente como fogo. 10 conto. Desde os réis é uma nota base. Não dá pra sair do banco dos réus mas dá pra entrar por causa dela. Dá pra um quilo de feijão e dois de arroz. Extra! http://tudehistoria.blogspot.com/2009/04/mae-vende-filha-por-10-reais-para.html . É um preço justo pra entrar numa festa, por exemplo sexta-feira no Balaio, DJ Rud e Banda Rupestre.




20 reais:

Mico Leão, o Dourado. Lembra ouro. Vintém. Quem não tem fica sem. Nota boa, resistente. Mas vive pulando de galho em galho. Não se vê tanto por aí. Com ela Já consegue se comprar um bom livro. Era em média o preço de um CD original na época em que eu comprava-os. Hoje no camelô você paga mico mas faz a festa.



50 reais:

Onça-pintada. Grrraunnnn!Impõe respeito. Anda no chão, dona da mata. Também é uma medida de volume. Um whiskey barato, por exemplo. E uma medida de massa. Lembro da época que era 1 pra 1. Com ela você pinta o 7!




100 reais:

Garoupa. Peixe danado. Azul da cor do mar. Compra sonhos. Não aqueles da padaria. Nada manhoso. Se esconde. Difícil de trocar. Um luxo, quase ornamental. Se tu tem uma dá pra pensar em viajar. Salva forte. O anzol tem que ser bom. Invista na isca.



É isso. Salve as 7 notas, as 7 linhas, as 7 cores, os 7 dias.

Boa segunda e ótima semana para tod@s.

Rud.





4 comentários:

  1. animais em extinção em notas brasileiras... amo licença poética e humor negro. hehehe

    ficou fino Rud

    ResponderExcluir
  2. sobre o texto, sem comentários. vc escreve massa.

    agora que essa nota de 100 me deu um mal estar, me deu, viu!

    ResponderExcluir
  3. Adorei, doce rud. boas escrivinhações! sete beijos. .lili.

    ResponderExcluir
  4. P.S.: As fotos acima relacionadas não possuem qualquer relação com o texto, são meramente ilustrativas. Qualquer coincidência é mera semelhança.

    ResponderExcluir